Deu a lógica! Estados Unidos vence Holanda e conquista a Copa do Mundo Feminina

Katherine Almendra
3 min readJul 11, 2019

--

Com gols de Rapinoe e Lavelle, a equipe americana confirmou seu favoritismo e conquistou o tetracampeonato mundial.

Seleção americana levantando a taça da Copa do Mundo Feminina (Foto: Reuters)

No último domingo (07), o título da Copa do Mundo Feminina estava em jogo na grande final entre Estados Unidos e Holanda. No Stade de Lyon, sob calor de 30 graus e em uma partida assistida por quase 58 mil pessoas, as americanas levaram a melhor e conquistaram seu tetracampeonato.

O início da partida teve boa marcação do time holandês. Em um esquema 4–5–1, a laranja mecânica se fechou na defesa e trouxe grande dificuldade de criação ao time norte-americano. O primeiro lance de perigo veio aos 16 minutos de jogo, quando Lavelle, que estava próxima à linha de fundo, recebeu a bola e bateu rasteiro para o meio da área, mas a goleira holandesa estava atenta e segurou a bola.

Com poucas chances reais de gol por conta da forte marcação da equipe europeia, o primeiro grande lance da partida foi aos 27 minutos, com defesa de reflexo de Van Veenendaal após uma bomba que a camisa 8 da seleção americana soltou vindo de um cruzamento da grande área.

No fim do primeiro tempo, a pressão era total do time americano. Aos 37 minutos, a atacante Morgan chutou no cantinho do gol, mas a goleira holandesa fez a defesa, que ainda bateu na trave e ficou em suas mãos. Já aos 39 minutos, Morgan dominou a bola na entrada da grande área e chutou forte para grande defesa de Van Veenendaal.

A Holanda até trouxe um certo perigo aos 48 minutos em uma cobrança de escanteio, mas a zaga americana conseguiu afastar a bola. O jogo foi para o intervalo com placar parcial de 0 a 0.

Na volta para o segundo tempo, o jogo parecia tomar as mesmas diretrizes da primeira etapa, mas aos 12 minutos, a zagueira holandesa Van der Gragt levantou demais o pé na área e acabou acertando a atacante Morgan. Com a ajuda do VAR, o primeiro gol das norte-americanas saiu aos 16 minutos, na cobrança de pênalti de Rapinoe. O time holandês tentou uma resposta com Miedema. Em uma linda jogada, a atacante passou por três adversárias, mas na hora de finalizar acabou perdendo a bola.

O segundo gol dos Estados Unidos saiu aos 23 minutos. Depois de uma roubada de bola da equipe americana, Lavelle carregou-a livremente pelo meio de campo e chutou forte para ampliar o placar. A chance do terceiro gol veio aos 25 minutos com a atacante Heath. A camisa 17 recebeu a bola de frente para o gol, mas acabou chutando em cima da zaga. Rapinoe tentou aproveitar o rebote, mas mandou a bola para a linha de fundo.

Com sede de gol, a americana Dunn ainda soltou uma bomba aos 30 minutos da segunda etapa, mas a goleira Van Veenendaal fez mais uma ótima defesa. As holandesas demonstraram uma reação no final da partida com uma cobrança de falta, mas a bola passou perto da trave direita da goleira norte-americana.

Fim de jogo, 2 a 0 para as estadunidenses que se consagraram tetracampeãs da Copa do Mundo de Futebol Feminino em uma campanha espetacular de 100% de aproveitamento, com sete vitórias em sete jogos.

--

--