Dinheiro não compra felicidade

Katherine Almendra
2 min readJul 20, 2019

--

Eliminados da Copa do Brasil, os times milionários Flamengo e Palmeiras nos fazem questionar até que ponto o dinheiro é importante no futebol nacional.

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Na última quarta-feira (17), foram definidos os semifinalistas da Copa do Brasil. A taça que tem como prêmio o mais valioso dentre todos os campeonatos nacionais, dará ao clube campeão nada mais nada menos que R$ 52 milhões de reais. Porém, Flamengo e Palmeiras não concorrem mais a essa bolada milionária. Os times deram adeus à Copa do Brasil no fim da noite de quarta (17) na disputa dos pênaltis, onde ambos foram eliminados.

O Flamengo tinha total favoritismo no jogo de volta da Copa do Brasil. Em partida disputada no Maracanã com quase 65 mil espectadores, o clube rubro negro jogava por uma vitória. No último domingo (14) também no Maracanã, ganhou de 6 a 1 do Goiás pelo Campeonato Brasileiro, tendo grande destaque essa semana por conta do futebol apresentado. O Flamengo era muito favorito, porém falhou.

O clube que gastou quase R$ 200 milhões de reais em contratações foi eliminado amargamente em sua casa contra o Atlhético Paranaense, que teve méritos na classificação por sua paciência durante o tempo normal e competência na cobrança de pênaltis. Diego, Vitinho e Éverton Ribeiro protagonizaram péssimas cobranças que levaram o time carioca à derrota e eliminação no campeonato mais valioso do país.

O Palmeiras também era para muitos o grande favorito a avançar para as semifinais. Atual campeão brasileiro e com 17 jogos de invencibilidade na temporada, o time palestra não brilhou na partida de volta no Beira-Rio. Com muitas indecisões do árbitro Rafael Traci como pênaltis marcados e minutos depois anulados e até gol invalidado pelo VAR, a partida encaminhou-se para os pênaltis onde mais uma vez um clube milionário foi eliminado.

A cobrança defendida de Gustavo Goméz e a bola no travessão de Moisés deram a classificação ao time Gaúcho. Mérito da equipe colorada, que foi superior nos 90 minutos de jogo e tiveram a qualidade necessária nas penalidades máximas. Com essa derrota, o técnico Felipão soma sua quarta eliminação nos pênaltis desde que assumiu o time do Palmeiras (Copa do Brasil e Libertadores 2018; semifinal do Paulistão em 2019).

É claro que uma ótima gestão fortifica a estrutura do clube, assim como aumenta os números em investimentos, trazendo holofotes para as grandes contratações feitas ao longo dos anos. Porém, mesmo com milhões gastos em reforços, os clubes continuam sem ganhar títulos relevantes. Mas onde quero chegar com isso?

O futebol brasileiro vem enriquecendo e isso é nítido. Alguns clubes mais outros menos, porém o grande gasto nem sempre irá trazer todos os títulos, longe disso. Partidas não são resumidas em patrocinador máster e pênaltis não são os milhões gastos em jogadores. Futebol é competência, e não se joga com dinheiro.

--

--