João Doria diz que clubes paulistas não poderão começar Campeonato Brasileiro antes do encerramento do Estadual

Katherine Almendra
2 min readJul 7, 2020

--

Segundo o governador, a Confederação Brasileira de Futebol não consultou o governo paulista sobre a volta do Brasileirão

Foto: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Em coletiva na última segunda-feira (06/07), o governador de São Paulo, João Doria, informou que os clubes paulistas não poderiam dar início ao Campeonato Brasileiro antes do término do Paulistão.

Paralisado no dia 16/03 em sua 10ª rodada, a competição estadual ainda não tem data definida de retorno. Para seu encerramento, serão necessárias 6 datas: 2 para a finalização da 1ª fase do campeonato e outras 4 para a fase mata-mata (quartas de final, semifinais e final).

Doria informou que levou essa decisão em conta devido protocolo assinado junto à FPF (Federação Paulista de Futebol), e disse que a CBF (Confederação Paulista de Futebol) não consultou o governo paulista para falar sobre a volta do Brasileirão.

Em nota, a CBF informou que os 9 times paulistas das Séries A e B comprometeram-se, por meio de votação, a dar início ao campeonato nacional no dia 08 de agosto.

Confira a nota completa:

A respeito da declaração do Governador de São Paulo, João Doria, em coletiva nesta segunda-feira, 6, sobre o Campeonato Brasileiro, a CBF afirma que:

1- Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, com a presença de 40 clubes das Séries A e B, as datas de 9 de agosto para o início da Série A do Campeonato Brasileiro e 8 de agosto para início da Série B.

2- Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos de São Paulo.

3- Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6. A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro.

O Governador de São Paulo afirmou que até o final da próxima semana terá uma posição relacionada à conclusão do Campeonato Paulista. Os clubes foram liberados para treinarem desde o dia 1º de junho, primeiro somente com bola e agora com a autorização de realizar avaliações físicas dos jogadores.

--

--