Nos pênaltis, Palmeiras vence Corinthians e conquista o Campeonato Paulista

Katherine Almendra
3 min readAug 13, 2020

--

Corinthians empata no último lance, encaminha o jogo para os pênaltis, mas Palmeiras leva a melhor e conquista o título estadual

Foto: Marcos Ribolli

Que sufoco!

Repetindo o cenário da final de 2018, Palmeiras e Corinthians levaram a disputa do título para os pênaltis, mas o resultado foi diferente. O verdão derrotou o atual tricampeão e conquistou o Campeonato Paulista.

O Jogo

Diferente do primeiro jogo disputado na quarta-feira (5), os dois times entraram em campo mais dispostos. A primeira e uma das chances mais claras de gol do Palmeiras surgiu aos 6 minutos quando William, após passe de Zé Rafael dentro da área, chutou forte, mas Cássio fez uma grande defesa. Depois disso, o verdão até trocou passes, mas sem objetividade, foi facilmente anulado pela defesa adversária e não criou grandes oportunidades.

Nos últimos 15 minutos da primeira etapa, o Corinthians foi superior. Com Luan mais ligado e criando boas chances, o timão teve duas oportunidades: a primeira com Ramiro, que teve seu chute defendido por Weverton; e depois com Jô, que chegou a balançar a rede, mas o gol foi anulado por conta da posição de impedimento do jogador. A partida foi para o intervalo com placar parcial de 0 a 0.

Já no segundo tempo, o Palmeiras voltou melhor. Logo aos 3 minutos, Luiz Adriano abriu o placar de cabeça após cruzamento de Viña. O Corinthians sentiu o gol, e mesmo após alterações em seu meio de campo com as entradas de Araos e Cantillo, não esboçou reação. O verdão seguiu pressionando, trocou passes na área adversária e criou boas oportunidades de ampliar o placar.

Mas como o futebol é surpreendente, o milagre alvinegro veio no último lance do jogo. Aos 50 minutos, quando tudo parecia estar definido, Gustavo Goméz deu um carrinho em Jô dentro da área e a penalidade foi marcada. Sem desperdiçar, o centroavante marcou, empatou e encaminhou a partida para os pênaltis.

Pênaltis

Nas penalidades, Weverton e Cássio começaram defendendo as cobranças de Michel Macedo e Bruno Henrique. Depois disso, o verdão marcou todas com: Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Patrick de Paula. Já no lado corintiano, Danilo Avelar, Sidclay e Jô marcaram, mas a bola de Cantillo parou nas mãos do goleiro palmeirense. Na cobrança decisiva, o garoto da base do Palmeiras chamou a responsabilidade. Sem chances para o goleiro Cássio, Patrick bateu bem e garantiu o título.

Fim do jejum e Luxemburgo pentacampeão pelo Palmeiras

Com a vitória sobre o Corinthians, o Palmeiras quebra o jejum de 12 anos sem vencer o campeonato estadual de São Paulo. A última vitória alviverde havia sido em 2008, quando venceu a Ponte Preta.

Já o técnico Vanderlei Luxemburgo alcançou, no comando do time palestra, seu pentacampeonato paulista. O treinador obteve títulos anteriores nos anos de 1976, 1993, 1994, 1996 e o último até então do Palmeiras, em 2008. Com este resultado, Luxemburgo também é o técnico que conquistou mais títulos no campeonato estadual.

Títulos

Com essa conquista, o Palmeiras vai ao seu 23º título estadual, ultrapassando o Santos e garantindo a segunda posição no ranking do campeonato. O Corinthians segue em 1º lugar com 30 títulos, mas teve a marca do tetracampeonato inédito adiada. O alvinegro venceu os últimos três campeonatos consecutivos (2017, 2018 e 2019).

--

--